05/02/2016 08:15

Instituto Butantan pesquisa soro anti-zika que poderá ser usado em grávidas

139 Visualizações

Instituto Butantan pesquisa soro anti-zika que poderá ser usado em grávidas

Instituto também pretende trabalhar no desenvolvimento de anticorpos monoclonais contra zika que, poderão ser usados no tratamento e no diagnóstico do vírus


Vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan

Paralelo a criação de uma vacina contra o zika vírus, o Instituto Butantan está criando um soro anti-zika, que poderá ser utilizado por grávidas infectadas. Segundo o diretor da instituição,o médico imunologista Jorge Kalil, a criação do soro pode ser mais rápida que o da vacina.

O trabalho da vacina é estimular o organismo a desenvolver anticorpos contra o vírus, já o soro neutraliza o vírus presente no organismo da pessoa infectada. Kalil afirma que o modo de desenvolvimento do soro deve ser similar ao que se usa para produzir o soro contra raiva.

O diretor também comunicou que a primeira etapa para o desenvolvimento da vacina contra o zika já começou. Ainda em fevereiro, voluntários devem receber aplicações da vacina. De acordo com Kalil, há um número suficiente de voluntários inscritos.

O instituto também pretende trabalhar no desenvolvimento de anticorpos monoclonais contra zika que, poderão ser usados no tratamento e no diagnóstico do vírus.

Fonte: Opopular / G1