26/01/2016 16:24

Clássicos vão experimentar torcida única

159 Visualizações

Clássicos vão experimentar torcida única

Clubes, polícia militar e FGF adotam decisão extrema e apontam segurança como justificativa


Técnicos realizam medições para instalar novas traves no Serra Dourada. Estádio recebe dois jogos no fim de semana
No domingo, quando Vila Nova e Goiás entrarem em campo no Estádio Serra Dourada, apenas os torcedores colorados estarão presentes para apoiar seu time. A decisão por torcida única foi tomada ontem, em reunião na Federação Goiana de Futebol com representantes de Vila, Goiás e Atlético e da Polícia Militar, além do presidente da FGF, André Pitta. A ideia é que a medida funcione como uma experiência nos dois clássicos da fase de classificação do Campeonato Goiano.

Foram três horas de reunião a portas fechadas. Quatro opções foram consideradas para os clássicos do Campeonato Goiano: ter 10% ou 25% da torcida visitante, meio a meio ou torcida única do mandante. Pitta explicou que o consenso só foi possível na última alternativa. Mesmo sem a definição, o Vila já havia começado a vender ingressos para o seu torcedor no sábado. O Goiás demonstrava que não aceitaria a opção de 10% da torcida visitante.

Apesar de o fator segurança ser apontado como o argumento mais forte para o consenso sobre torcida única nos clássicos, o tenente coronel Clauber Freitas não afirmou que a escolha foi um pedido seu. Ele apenas se disse favorável à decisão e considerou que não há problema se ela for revista depois.

Essa possibilidade existe caso Goiás e Vila Nova voltem a se enfrentar nas semifinais ou na final do Campeonato Goiano. Para que esses jogos não tenham também torcida única, os dois clubes terão de se reunir, chegar a um consenso e comunicar polícia e federação.

“Vamos esperar chegar a final, um passo por vez. Nada impede que, no futuro, isso possa ser revisto. Mas, primeiro, vamos focar nesses primeiros jogos”, informou o presidente do Vila, Guto Veronez. O clássico do 2º turno, com mando do Goiás, é dia 28 de fevereiro.

Outros jogos

Presente na reunião, o Atlético não entrou na discussão. Em seus jogos contra Goiás e Vila, o Serra será dividido meio a meio, como nas temporadas anteriores. Definiu-se também, na ocasião, que os jogos dos times da capital contra as equipes do interior terão 10% dos ingressos destinados para o visitante, que terá torcedores exclusivamente nas cadeiras.

Os três clubes voltarão a se encontrar após o fim do Goiano, na Série B do Brasileiro. A decisão por torcida única nos jogos de Goiás e Vila Nova não vale também para as partidas do Nacional. Mas, caso a experiência dê certo, Pitta considera que pode servir de referência para que a CBF também adote essa opção nos jogos em Goiânia.

Fonte: O popular